A psiconeuroimunologia é uma nova ciência que estuda a relação entre pensamento, emoções, comportamento e o sistema imunológico do homem. Neurocientistas provam que pensamentos repetitivos são capazes de alterar a química cerebral e que isso afeta o corpo humano, de forma positiva ou negativa. Isso significa que o seu corpo físico registra constantemente cada palavra em que você acredita, pensa ou que pronuncia, fortalecendo ou enfraquecendo seu sistema imunológico. E, nestes tempos de pandemia, necessitamos manter nossas defesas físicas bem fortalecidas. Assim, a Ciência já demonstrou que pensamentos positivos ativam nossas células de defesa.
Otimismo é saber que as situações ruins são temporárias. Antes de decretar que não vai dar certo, pense se não há alternativas menos aterrorizantes. Quem é otimista faz naturalmente esse movimento. O otimismo se aprende! É algo que se alimenta através de uma filosofia de vida positiva e da vivência real desta filosofia. É claro que existem diferenças de caráter individual que fazem de uns naturalmente otimistas, enquanto outros necessitam esforçar-se bastante para isso. A Doutrina Espírita, uma filosofia essencialmente otimista, nos explica que, na verdade, estas diferenças individuais são o resultado da soma das experiências adquiridas pelo Espírito ao longo de suas encarnações. Portanto, não confundamos o otimista como alguém que não faz nada para melhorar a sua situação, mas aquele que, compreendendo as circunstâncias adversas reconhece que tem capacidade para melhorar, fazendo a sua parte.
O ser humano enfrenta os montes das dificuldades que se erguem à sua frente no mundo moderno. Só mediante à fé, estruturada na razão, na consciência livre de prejuízos de toda natureza, oferece a resistência para enfrentar as montanhas de desafios que impedem o avanço no rumo da harmonia e da felicidade. Face à proposta de Jesus, de que nada nos é impossível quando se crê, quando se tem fé, munidos desta energia, podemos vencer todos os obstáculos, assim nas pequenas, como nas grandes coisas. E, é nessa fé que fortalecemos os pensamentos positivos diante das situações adversas.
A fé raciocinada, que nos propõe o Espiritismo, é a fé que se apoia nos fatos e na lógica e nenhuma dúvida nos deixa. Ninguém adquire essa fé sem ter passado pelas tribulações da dúvida, sem ter padecido as angústias que embaraçam o caminho. E na fé, na confiança de que tudo passa, na certeza do amparo de Deus é que, mesmo em época de tantas dificuldades, tantas divergências de opiniões, tantos relacionamentos conturbados, conseguimos manter nossos pensamentos positivos e esperançosos num futuro melhor.
Seja qual for a circunstância em que nos encontramos, devemos agir com dignidade, produzindo o Bem; pois este trabalho se constituirá no aval de libertação para o nosso crescimento espiritual.

Pense positivamente, apesar de tudo!